A Copa do Mundo é nossa! Que venha 2014

Foram 57 anos de espera e o Brasil, pela segunda vez, será sede do maior evento do planeta Terra, a Copa do Mundo de 2014. Nada mais justo para nós, que tanto contribuímos com o futebol mundial, encantando a todos com dribles mágicos, jogadas surreais e o carisma de nossos jogadores. Agora é nossa vez!

Serão sete anos de trabalho árduo, deixaremos de ser meros espectadores e passaremos a protagonistas desse megaespetáculo promovido pela Fifa, que tem mais países filiados do que a própria ONU. Teremos que nos unir em torno desse ideal. O poder público, o privado e a população, cada um com suas tarefas bem-elaboradas e levadas à risca nesse curto espaço do tempo que separa o dia de hoje do dia da abertura da Copa do Mundo do Brasil.

Chegou a hora de melhorarmos nossa imagem lá fora. A visibilidade global que uma Copa dá gerará ganhos inatingíveis para nós com o resto do mundo. É hora de fazer diferente, é hora de mostrar que a força dos brasileiros não está somente em nossos pés, mas também em nossas mãos de trabalhadores que dão duro o ano todo, no nosso sorriso, que apesar de todas as adversidades é constante presença no rosto de cada um de nós.

A Copa do Mundo, como já se sabe, traz benefícios que vão muito além de estádios modernos, a herança que fica é muito maior. A Copa da Alemanha, por exemplo, deixou um legado de 40 mil empregos fixos e aqui não será diferente. O megaevento Copa do Mundo é um poderoso instrumento de conscientização social do povo e as melhorias ocorrerão em todos os setores, desde a infra-estrutura básica, como estradas, hospitais, hotéis, sinalização, bem como segurança, transporte público e espaços para lazer. Serão melhorias que, depois de realizada a Copa aqui no Brasil, ficarão como fruto para o uso da nossa população.

O setor de turismo, que para muitos países já é considerado o gerador número 1 de empregos e riquezas, terá com certeza o maior pico de visitantes da história do país. Será a maior invasão já vista por aqui. Gente de todos os lados do mundo, pronta para mergulhar na nossa cultura. Cada um com suas expectativas, e caberá a todos nós surpreendê-los. Vamos mostrar ao mundo o que temos de melhor de Norte a Sul, Leste a Oeste. Cada Estado com sua gastronomia, suas belezas naturais, sua hospitalidade e seu jeito de ser.

Do churrasco ao acarajé, somos mais do que só bola no pé e cinco estrelas no peito, somos 190 milhões de brasileiros prontos para encantar o mundo! Faça sua parte!


FRANK DAMASCENO | Diretor do grupo Gaúchos na Copa e bacharelando em Turismo e Hotelaria pela universidade IPA

> Ver matéria no clicrbs